5 histórias de Dino Buzzati adaptadas para o cinema

Atualizado: 15 de ago.



Dino Buzzati (1906 - 1972) foi um escritor e jornalista italiano. Nascido em Belluno, na Itália, ele iniciou sua carreira no jornalismo, como cronista no Corriere della Sera, famoso jornal italiano, e logo se tornou redator fixo. Seus relatos como jornalista inspiraram, posteriormente, seus contos de ficção, que sempre tiveram um pé no realismo.


Durante a Segunda Guerra Mundial, ele serviu na África como jornalista da Marinha Italiana e, nessa época, inspirou-se e publicou sua obra prima "O Deserto dos Tártaros", alcançando fama mundial e grande sucesso da crítica ao refletir sobre a solidão e passagem do tempo.


O escritor também elaborou roteiros de cinema, colaborando até mesmo com Federico Fellini em "Il viaggio di G. Mastorna". Suas narrativas próprias também não fugiram das telonas - separamos 5 de suas histórias que foram adaptadas para o cinema:


1. UM PECADO DE MULHER (Un Amore)

Ano: 1965

Direção: Gianni Vernuccio

IMDb: 6,9

Onde assistir: YouTube


RESUMO: Baseado no romance Un Amore (1863), de Dino Buzzati, o filme narra a história de um arquiteto que costumava ter muitos casos amorosos, até que um dia resolve parar e se estabelecer com uma garota - mas sente falta da vida antiga.


2. O SÉTIMO ANDAR (Il fischio al naso)

Ano: 1967

Direção: Ugo Tognazzi

IMDb: 6,6


RESUMO: Um industrial desenvolve uma condição física não usual: seu nariz apita toda vez que ele respira. Assim, sua esposa e filha o internam em um luxuoso hospital e novos problemas de saúde começam a ser descobertos pela equipe de médicos. Filme de comédia italiano, foi inspirado no conto I setti piani (1942), de Dino Buzzati.


3. O DESERTO DOS TÁRTAROS (Il deserto del tartari)

Ano: 1976

Direção: Valerio Zurlini

IMDb: 7,5


RESUMO: No meio de um deserto, um grupo de soldados espera um inimigo que nunca chega. Baseado no romance Il deserto dei tartari (1940), de Dino Buzzati, o drama mostra os dramas mais pessoas dos soldados.


Ugo Giorgetti, cineasta brasileiro, diz: "Um homem encerrado numa fortaleza espera por uma batalha decisiva, quando os tártaros chegarem. Em meio à monotonia da vida de quartel, a pequenos incidentes inócuos, a um lento escorrer do tempo, a vida vai passando. E os tártaros nunca chegam. Os olhos agora velhos ainda espreitam através do binóculo o lugar ao longe onde um dia os tártaros deveriam surgir. A vida finalmente passa e o homem morre. Esse romance que é, na síntese de um ensaísta italiano, “o tema da vida como espera, renúncia e derrota”, é uma das obras mais inquietantes do século XX".


4. O SEGREDO DO BOSQUE VELHO (Il segreto del Bosco Vecchio)

Ano: 1993

Direção: Ermanno Olmi

IMDb: 6,3


RESUMO: Baseado no romance Il segreto del Bosco Vecchio (1935), de Dino Buzzati, o filme narra a história de um general está prestes a derrubar uma floresta velha para obter dinheiro, até que descobre que a floresta é habitada por espíritos invisíveis.


5. A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA (La fameuse invasion de ours en Sicile)

Ano: 2019

Direção: Lorenzo Mattotti

IMDb: 7,2


RESUMO: Quando o filho do rei dos ursos é capturado por moradores dos vales sicilianos, os ursos, que estão passando fome após um rigoroso inverno, vão até as montanhas para resgatá-lo e buscar alimento. Inspirado no conto infantil La famosa invasione degli orsi in Sicilia (1945), de Dino Buzzati.

0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo