As diferentes direções da saga "Alien"

Atualizado: 15 de ago.

Um exercício de percepção que você pode fazer um dia, que vale muito a pena, é assistir aos quatro filmes da saga Alien. Cada um dirigido por um diretor diferente, e de carreiras consolidadas, é possível notar como cada filme representa a identidade estética de cada diretor. Escolhas de posicionamento de câmeras, uso de efeitos especiais e tantas outras distinções que clareiam a ideia do papel do Diretor de cinema em um set de filmagem.


O primeiro filme Alien - O 8º Passageiro é dirigido por Ridley Scott, que três anos depois dirigiria Blade Runner.


Aliens - O Resgate é dirigido por James Cameron, que na época só tinha como experiência o primeiro Exterminador do Futuro e um filme B chamado Piranhas 2.


O terceiro filme, Alien 3, foi o filme de estréia de David Fincher, que ficaria consagrado com Clube da Luta, Seven e uma série de outros ótimos filmes.


O mais estranho dessa turma é o francês Jean-Pierre Jeunet, que na época havia dirigido Delicatessen e Cidade das Crianças Perdidas, mas que anos seguintes ficaria famoso pelo Fabuloso Destino de Amélie Poulain.


***


Sobre o autor do texto: Caetano Grippo é cineasta, artista plástico e professor. No Espaço Rasgo, além de coordenador é idealizador e professor dos cursos de narrativas, fotografia e direção.



0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo