top of page

Para conhecer: Los Artistonautas.

Atualizado: 15 de ago. de 2022



Quem cresceu nos anos 90 provavelmente assistiu a muitos desenhos que eram exibidos na ‘TV Cultura’, dos mais diferentes estilos como ‘As Aventuras de Tintim’, a sensibilidade do Rei ‘Babar’, ou o amor impossível de ‘Doug’ Funny. As produções nacionais possuíam uma característica específica: a de construir narrativas educacionais e informativas. Claro que esse aspecto não era exclusivo das produções brasileiras, e estava muito presente nas obras desenvolvidas naquela época, principalmente na grade de horário da Cultura.


Vamos lembrar de Rá-Tim-Bum e o Castelo Rá-Tim-Bum, dos seus personagens esquisitos que apresentavam cenas orientando as crianças da importância da higiene pessoal, sobre a sonoridade dos instrumentos musicais, a exibição de como objetos do cotidiano eram construídos e os mais diversos conhecimentos gerais.


Passeando pela internet durante uma pesquisa a respeito do artista plástico Joaquim Torres Garcia, me deparei com um desenho animado produzido pela Televisión Nacional Uruguay. Los Artistonautas é uma série animada com nove episódios e tem como protagonista dois amigos, Felipe e Sabrina, que através de um livro de história conseguem viajar no tempo e conhecer os principais pintores uruguaios.


A narrativa é muito simples, girando em torno deste encontro. Mas a curiosidade dos protagonistas desperta o interesse dos artistas que explicam seus conceitos, suas principais ideias e até mesmo o contexto ao qual pertenciam e construíram suas obras.


Cada episódio tem aproximadamente 5 minutos e aborda um artista diferente: Joaquín Torres García, Petrona Viera, José Cuneo, Juan Manuel Blanes, Carlos Federico Sáez, Rafael Barrada, Carmelo de Arzadun e Pedro Figari. Com exceção de Joaquín Torres García, estes artistas não são muito conhecidos no Brasil, motivo pelo qual mudei o tema da minha pesquisa e resolvi apresentar Los Artistonautas para quem não conhece.



O desenho é muito rico, especialmente para as crianças, já que a linguagem é clara e direta. Mas é uma pena não existir uma versão dublada em português para os pequeninos daqui. Para os pais mais aventureiros, eu apostaria em apresentar o desenho assim mesmo para seus filhos. Afinal, o visual é lindo, espanhol é uma língua muito próxima da nossa e a potência visual dos desenhos e das pinturas apresentadas já são um universo muito rico.


Direção: Juan Carve

Direção de Arte e Animação: Valentina Echeverría

Ilustração: Sabrina Pérez e Felipe Echeverría

Animação: Patricia Silveira, Lucía Duclosson, Claudia Prezioso, Tato Wenzel

Storyboard: Alejo Schettini



ASSISTA A SÉRIE COMPLETA:











***


O AUTOR: Caetano Grippo é cineasta, artista plástico e professor. No Espaço Rasgo, além de coordenador é idealizador e professor dos cursos de narrativas, fotografia e direção.





Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page