top of page

Oito filmes de Federico Fellini que você precisa assistir

Atualizado: 15 de ago. de 2022



Federico Fellini (1920 - 1993) foi um diretor e roteirista de cinema italiano. Iniciou sua carreira no cinema como roteirista de “Roma, Cidade Aberta” (1945), de Roberto Rossellini, clássico filme do Neorrealismo Italiano e posteriormente consolidou-se como um dos maiores nomes do cinema, não só italiano como também mundial.


Fellini produziu mais de 23 filmes ao longo de sua carreira e criou um estilo único. Explorando a imaginação, o onírico, a infância, a realidade e o imaginário mais profundo da Itália, o cineasta proporcionou uma nova experiência cinematográfica.



O diretor contava com forte sensibilidade e trato para retratar o país e sua cultura - seu cinema era político ao refletir sobre questões sociais e relações cotidianas entre as pessoas, realizando filmes inovadores como "A Doce Vida” (1960), que virou um marco na história do cinema.


Até 1993, quando faleceu, Fellini já havia ganhado quatro estatuetas no Oscar, um recorde na categoria de Melhor Filme Estrangeiro. Seu estilo cinematográfico virou até um adjetivo ("felliniano"), influenciando grandes cineastas como Martin Scorsese, que afirma rever “8 ½” (1963) todo ano para se inspirar.



Separamos oito de seus filmes para você assistir:



1. A DOCE VIDA (La dolce vita)

Ano: 1960

IMDb: 8,0

Onde assistir: Telecine Play


SINOPSE: O jornalista Marcello vive na Roma dos anos 60 entre celebridades, ricos e fotógrafos.Ele se sente cercado de um vazio existencial, mas encontra um novo sentido para a vida.


A Doce Vida” é citado como um marco de mudança de estilo do diretor, do Neorrealismo para o simbolismo. As imagens são todas em preto e branco, com grandes contrastes de sombra e luz, lembrando o expressionismo alemão e o cinema noir, mas com muita personalidade própria.


O filme é considerado uma das obras primas de Fellini e está presente na lista de “100 melhores filmes de todos os tempos” do The New York Times. A narrativa critica a sociedade Italiana pós-Guerra, mostrando suas superficialidades.


2. OITO E MEIO (8 ½)

Ano: 1963

IMDb: 8,0

Onde assistir: Telecine Play


SINOPSE: Um atormentado diretor de cinema está sem ideias para o filme. Então, ele passa a trabalhar tanto que não consegue mais distinguir a realidade de memórias e fantasias.


O título do filme é uma referência à carreira de Fellini, que até então havia dirigido seis filmes e co-dirigido um longa-metragem; o personagem principal é, portanto, seu alter-ego. “Oito e Meio” ganhou o Oscar de Melhor Filme de Língua Estrangeira e de Melhor Figurino, além de entrar no sétimo lugar da lista da BBC dos 100 Maiores Filmes de Língua Estrangeira.


3. JULIETA DOS ESPÍRITOS (Giulietta degli spiriti)

Ano: 1965

IMDb: 7,6

Onde assistir: Telecine Play


SINOPSE: Julieta, convencida por um psíquico, visões e memórias, acredita que seu marido é infiel.


Surrealista, esse filme de Fellini aborda questões do inconsciente e dos sonhos, além de chamar a atenção devido ao figurino, pensado por Piero Gherardi. O filme é estrelado por Giulietta Masina que, além de ter o mesmo nome da protagonista, era a esposa e musa do diretor.


4. A ESTRADA DA VIDA (La strada)

Ano: 1954

IMDb: 8,0


SINOPSE: Gelsomina é vendida por sua mãe para um lutador exibicionista e passa a acompanhá-lo em suas viagens como sua ajudante, sendo obrigada a suportar dores físicas e emocionais ao longo do caminho.


Estrelado por Giulietta Masina, os personagens têm um contraste evidente: fragilidade e força bruta, inocência e malícia, sonhos e realidade. O filme é um estudo da humanidade que é acompanhado pela trilha sonora de Nino Rota, o leva ao espectador a entrar em contato com todos os sentimentos mais escondidos.


5. AMARCORD

Ano: 1973

IMDb: 7,9


SINOPSE: O jovem Titta está sempre aprontando com seus amigos e observa várias personalidades excêntricas locais que se comportam de forma absurda.


Com "Amarcord", Fellini venceu seu quarto Oscar. Rememorando sua infância e juventude, o filme é não linear, tornando a narrativa uma grande "memória", conectada por pensamentos do protagonista.


6. NOITES DE CABÍRIA (Le notti di Cabiria)

Ano: 1957

IMDb: 7,9

Onde assistir: Telecine Play


SINOPSE: Uma prostituta eternamente otimista procura o amor verdadeiro, mesmo só encontrando desgosto. Contudo, um dia conhece uma estrela de cinema e um homem que se diz apaixonado por ela.


Reconhecido como um dos grandes filmes do Neorrealismo Italiano, foi gravado apenas 12 anos depois do fim da Segunda Guerra Mundial. Sua esposa, Giulietta, levou o prêmio de Melhor Atriz em Cannes por esta interpretação.


7. SATYRICON DE FELLINI (Fellini - Satyricon)

Ano: 1969

IMDb: 6,9


SINOPSE: Após seu jovem amor, Gitone, o deixar por um outro homem, Encolpio decide se matar, mas um súbito terremoto destrói sua casa antes de ele ter a chance de completar seu plano.


8. CASANOVA DE FELLINI (II Casanova di Federico Fellini)

Ano: 1976

IMDb: 7,1


SINOPSE: No século 18, Casanova é um dos maiores amantes do século e um grande colecionador de histórias. Gostava de demonstrar suas façanhas na arte de seduzir as mulheres, ficando finalmente interessado em alguém.




Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page