Oscar 2021: Os indicados a Melhor Fotografia

Atualizado: Jun 8




Separei algumas imagens dos filmes indicados ao prêmio de Melhor Fotografia no Oscar 2021 para ilustrar a qualidade do trabalho artístico das obras. Os filmes indicados são 'Os Sete de Chicago', 'Mank', 'Nomadland', ‘Relatos do Mundo’ e ‘Judas e o Messias Negro’.

Mas o que exatamente significa um prêmio de Melhor Fotografia? Estamos acostumados a ver os diretores sempre olhando através dos visores ou posando ao lado das câmeras. O que muita gente não sabe é que existe um profissional responsável por pensar as imagens que nós espectadores recebemos ao assistirmos a um filme. Esse é o papel do Diretor de Fotografia e é ele quem recebe o prêmio no caso da vitória nessa categoria.


A Direção de Fotografia é um ofício complexo que envolve muitos outros técnicos que influenciam diretamente no resultado do trabalho fotográfico. Mas uma das principais funções desse profissional é traduzir as intenções do roteiro e da direção, construindo o universo imagético de um filme. Obviamente, todo Diretor de Fotografia tem seu modo único de trabalhar, afinal, cada filme possui uma intenção própria e os envolvidos na sua produção sempre são pessoas distintas, com vontades e visões subjetivas.


O Diretor de Fotografia está à serviço das intenções do Diretor do filme, e para isso coordena toda uma outra equipe de profissionais que o auxilia a construir o resultado que ele almeja. Sua formação vai além dos estudos sobre técnicas fotográficas e composição imagética. Quanto melhor o seu conhecimento sobre todo o processo de criação de um filme, mais completo esse profissional se torna, pois é capaz de ler as cenas de um roteiro com melhor precisão e assim entender a espacialidade onde as personagens estão inseridas, o que o torna hábil a contribuir com o diretor no processo de encenação.


Os movimentos de câmera, o deslocamento dos corpos, a composição do discurso através da imagem e até mesmo a criação de novas possibilidades para o processo de montagem de um filme: tudo isso está diretamente atrelado aos registros que são realizados durante as diárias de filmagem de um set. Recai sobre o diretor de fotografia a responsabilidade de construir o universo visual no qual mergulhamos todas as vezes que nos sentamos para assistir a um filme.


Espero que apreciem as imagens selecionadas dos cinco indicados ao Oscar de 2021 nesta categoria tão relevante para o cinema.



Título do Filme: Os 7 de Chicago

Título Original: The Trial of the Chicago 7

Ano de Produção: 2020

Direção: Aaron Sorkin

Direção de Fotografia: Phedon Papamichael

Onde assistir: Netflix


Título do Filme: Judas e o Messias Negro

Título Original: Judas and the Black Messiah

Ano de Produção: 2021

Direção: Shaka King

Direção de Fotografia: Sean Bobbitt

Onde assistir: Nos Cinemas*

* O Espaço Rasgo não recomenda que durante a crise da pandemia de Covid-19 as pessoas frequentem as salas de cinema, mesmo que a empresa confirme protocolos de segurança.