O Espaço Rasgo é uma casa de cultura que promove a arte, o conhecimento e o debate. Localizada na cidade de São Paulo, no bairro Vila Mariana, está ativa desde 2017. Nosso principal objetivo é destacar artistas que trabalham em todas as linguagens, construindo um espaço de articulação de ideias e movimentando o cenário das artes com exposições, festivais, eventos e cursos.


Contamos com a nossa plataforma digital construída para difundir cursos diretamente ligados a linguagens artísticas, com professores de diferentes contextos e origens, e conectar profissionais a alunos que estejam interessados em aprimorar seus conhecimentos.

LOGO RASGO_OFICIAL_CROP.png

NOSSOS

PARCEIROS E COLABORADORES

CAETANO GRIPPO

COORDENADOR

Formado em Direção Cinematográfica pela Academia Internacional de Cinema e Bacharel em Artes Visuais na Universidade Belas Artes. É artista visual e cineasta desde 2009, produzindo em diversas linguagens, como fotografia, cinema e pintura.

CLARA LINDORFER

DIRETORA DE ARTE

Formada em Arquitetura pelo Politécnico de Milão e designer gráfica desde 2012. Trabalhou com criação de identidade visual, sites e artes gráficas para diversas empresas e profissionais autônomos. Em arquitetura já foi premiada nas competições internacionais "Kaira Looro" e "Rural School in Haiti".

GABRIELA FURNIEL

PRODUTORA

Formada em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. Atua como artista multimídia, produtora, diretora de arte e figurinista para audiovisual. Dirigiu seu primeiro curta-metragem, "Agô iá", que se encontra atualmente em processo de pós-produção.

SÉRGIO RIZZO

PROFESSOR COLABORADOR

Jornalista, professor, crítico e curador de cinema. Mestre e doutor em Cinema pela ECA-USP, escreve para "O Globo" e para a "Folha de S. Paulo", dá aulas na FAAP, na Casa do Saber e em outros espaços culturais, e integra o comitê de seleção do É Tudo Verdade - Festival Internacional de Documentários.

GIULIA BORDUCCHI

REVISORA

Em formação musical há quase 10 anos, ingressou no Conservatório de Música Souza Lima em 2017 para aprimorar seus estudos. Hoje, está em formação pela Escola de Música do Estado de SP, o Conservatório EMESP Tom Jobim, como violonista popular e Letras pela Universidade de São Paulo.

JOANA MELÃO

ASSISTENTE DE PRODUÇÃO

Estudante de Comunicação e Multimeios pela PUC-SP, atualmente cursa o 5o semestre. Gosta de trabalhar com diversos meios, tal como o audiovisual, a escrita e a fotografia.

BEATRIZ REY

PROFESSORA COLABORADORA

Mestre em ciência política pela universidade da Carolina do Norte e doutoranda em ciência política na Universidade Syracuse, em Nova York. Além disso, Rey também é pesquisadora associada ao centro de estudos latinos e da américa latina da American University, em Washington, e assistente de pesquisa no Qualitative data Repository.

RAFAELA GERMANO

PROFESSORA COLABORADORA

Cineasta, artista visual e pesquisadora. Graduada em Cinema e Audiovisual pela UFES e mestranda de Comunicação pela UFPE. Realiza pesquisas sobre Cinema de Horror sob a perspectiva feminista, tendo criado o site “Mulheres no Horror”.

WLADIMYR CRUZ

PROFESSOR COLABORADOR

Wladimyr Cruz é diretor, roteirista, filmmaker, jornalista, educador e produtor de conteúdo. Há vinte anos escreve sobre música e cultura pop em diversos veículos de comunicação, e atualmente prepara o lançamento de seu sexto filme longa-metragem documental, além de seu terceiro curta-metragem ficcional.

IRINEU FRANCO PERPETUO

PROFESSOR COLABORADOR

Irineu Franco Perpetuo é jornalista e tradutor, colaborador da Revista Concerto e jurado do concurso Prelúdio, da TV Cultura. Autor de "História Concisa da Música Clássica Brasileira", e premiado com o Jabuti pela tradução de "Vida e Destino", de Vassíli Grossman, vem ministrando cursos e palestras em espaços como Casa do Saber, Instituto Moreira Salles, Cursos Clássicos e Biblioteca Mário de Andrade, dentre outros.

GIULIANA ALMEIDA

PROFESSORA COLABORADORA

Giuliana Almeida é bacharel em História e doutora e mestre em Literatura e Cultura Russa pela Universidade de São Paulo. Em sua formação, realizou estágios de pesquisa na Universidade de Berkeley, Califórnia, e na Universidade Queen Mary, em Londres. É autora do livro "Pelo Prisma Biográfico, Joseph Frank e Dostoiévski" e já ministrou cursos em diversos espaços culturais.

RAFAEL MINERBO

PROFESSOR COLABORADOR

Rafael Minerbo é músico há 13 anos, produtor e educador nascido em São Paulo. Estudou na Berklee College of Music em Boston, nos Estados Unidos, exercendo parte de sua carreira em Los Angeles. Hoje, vive no brasil e divide o seu tempo entre aulas, produções e shows com diversos artistas.

THEO MONTEIRO

PROFESSOR COLABORADOR

Theo Monteiro é bacharel em História pela Universidade de São Paulo e atualmente desenvolve, na mesma instituição, uma pesquisa de mestrado sobre arte popular no Brasil. Foi curador-assistente no Instituto Tomie Ohtake entre 2016 e 2020 e atualmente é professor e curador independente.

STEFANNI MARION

PROFESSOR COLABORADOR

Natural do vilarejo de pescadores Barra do Una, em Peruíbe. Autor dos livros Inventário (Patuá, 2014) e Temporário (Patuá, 2012). Antologista de projetos literários, dentre eles A TORRE: antologia de poesia confessional, cartas e diários íntimos (Castanha Mecânica, 2017). Seus trabalhos foram publicados em periódicos no Brasil e exterior.