Musicais de Stephen Sondheim adaptados para o cinema

Atualizado: 15 de ago.



Stephen Sondheim nasceu em 22 de março de 1930 e é, de acordo com o The New York Times , "o maior e talvez o mais conhecido artista do teatro musical americano".


Filho de um industrial rico e de uma socialite, Sondheim vivenciou a separação dos pais e foi praticamente adotado pela família de Oscar Hammerstein II, roteirista e diretor de musicais como "A Noviça Rebelde", que virou seu mentor e o introduziu ao teatro.


No começo dos anos 50, ele se mudou para Los Angeles e passou a escrever roteiros para a televisão. Contudo, no final da década, o compositor Leonard Bernstein e o coreógrafo Jerome Robbins procuraram um letrista para fazer um musical baseado em Romeu e Julieta, e o encontraram. Sondheim assumiu a função e assim surgiu "West Side Story", um dos maiores e mais aclamados musicais da Broadway.


Posteriormente, começou a escrever seus próprios musicais, começando com o que viria a ser chamado de "concept musical", que se baseia em músicas que não necessariamente contam uma história da vida dos personagens, mas comenta e transcorre numa camada que mergulha e sobrevoa o assunto da peça.


Seu estilo começou clássico, mas levou muito além. Ele acreditava que musicais serviam tanto para entreter, quanto para refletir e, com isso, criou espetáculos nada convencionais. Canibalismo e assassinatos em série (“Sweeney Todd”), as rãs de um dramaturgo grego de quatro séculos antes de Cristo (“The frogs”) e matadores de presidentes (“Assassins”). Alguns deles já estreiaram no Brasil, como "Company" e "Into the Woods".


Separamos seis de seus musicais que viraram filmes para o cinema:


1. SWEENEY TODD: O BARBEIRO DEMONÍACO DA RUA FLEET

Ano: 2007

Direção: Tim Burton

IMDb: 7,3


SINOPSE: Benjamin Barker é dono de salão de cabeleireiro em Londres, que é na verdade a base de uma associação sinistra com sua companheira a Sra. Lovett.


2. CAMINHOS DA FLORESTA (Into the Woods)

Ano: 2014

Direção: Rob Marshall

IMDb: 5,9

Onde assistir: Disney+


SINOPSE: Uma bruxa atribui a um casamento sem filhos a tarefa de encontrar uma série de objetos mágicos de contos de fadas para reverter a maldição de sua linhagem.


3. AMOR, SUBLIME AMOR (West Side Story)


Ano: 1961

Direção: Robert Wise e Jerome Robbins

IMDb: 7,5

Onde assistir: Prime Video


SINOPSE: Baseado em "Romeu e Julieta", Dois jovens de duas gangues rivais em Nova York se apaixonam, mas as tensões entre seus respectivos amigos acabam em tragédia.


4. EM BUSCA DE UM SONHO (Gypsy)

Ano: 1962

Direção: Mervyn LeRoy

IMDb: 7,1


SINOPSE: O maior desejo de Rose é ver suas filhas fazendo sucesso na Broadway. Ela tem grandes esperanças na filha mais velha, June, mas não se esquece da pequena e tímida Louise e obriga ambas a buscarem a fama.


5. UM ESCRAVO DAS ARÁBIAS EM ROMA (A Funny Thing Happened on the Way to the Forum)

Ano: 1966

Direção: Richard Lester

IMDb: 6,9


SINOPSE: Pseudolus, um escravo romano, sonha em comprar sua liberdade. Ao descobrir que o filho de seus mestres está apaixonado por uma mulher em posse de um mercador de escravos, faz um acordo para resgatá-la e conseguir a liberdade.


6. A LITTLE NIGHT MUSIC

Ano: 1978

Direção: Harold Prince

IMDb: 5,6


SINOPSE: : Ane é casada com Fredrik Egerman, e continua virgem depois de 11 meses de casamento. Com isso, Fredrik vai atrás de Desirée Armfeldt, uma famosa atriz com quem já se envolveu.


Stephen Sondheim, agora com seus 91 anos, é uma das poucas pessoas a ganhar um Oscar, vários Tony Awards (seis, mais do que qualquer outro compositor), inúmeros Grammy Awards e um Prémio Pulitzer de Teatro. Suas canções também aparecem em diversos filmes não musicais, como "História de um Casamento" (2019) e até mesmo "Coringa" (2019). Ele revolucionou o teatro musical, ao criar sofisticados musicais que levam reflexões ao público e divertem com sua peculiaridade.





0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo