top of page
Foto do escritorWladimyr Cruz

Três documentários que você não pode deixar passar

Atualizado: 8 de jun. de 2021


Wladimyr Cruz, professor do Espaço Rasgo, fez uma seleção de três documentários independentes imperdíveis que você não pode deixar de conferir.


PROCURANDO SUGAR MAN

(Searching for Sugar Man)

Diretor: Malik Bendjelloul

2012


No final dos anos 1960, em um bar de Detroit, um artista é descoberto. Esquecido em seu país, tornou-se reconhecido mundialmente. Dois fãs sul-africanos vão atrás dele e exploram a extraordinária história do cantor Sixto Díaz Rodríguez.


“Super premiado, incluindo o BAFTA e Oscar de melhor documentário em 2013, este é um dos melhores docs dos últimos tempos, além de ser um perfeito exemplar da seguinte ideia: a história é viva, o desenrolar de um documentário pode te levar pra uma história ainda melhor do que a planejada inicialmente.”



JOHN À PROCURA DE ALIENS

(John Was Trying to Contact Aliens)

Diretor: Matthew Killip

2020


O documentário conta a história de John Shepherd, que tentou contatar alienígenas transmitindo música para o espaço durante 30 anos usando um equipamento de última geração.


“Com apenas 16 minutos este documentário é de uma sutileza ímpar, e mostra como ser sucinto, relevante, sensível, pop e um baita clickbait, tudo isso junto. Ah, e com equipe absolutamente reduzida.”



QUEM KISS TEVE

Diretor: Tadeu Jungle

1983


O curta explora uma passagem da banda KISS pelo Brasil, mostrando fãs que, sem saber inglês, cantam corretamente todas as letras na porta do estádio, além de trazer entrevistas com camelôs e cambistas que lucraram com o show e até mesmo com a própria banda.


“Gravado em 1983 por Tadeu Jungle, o divertido documentário registra a passagem da banda KISS pelo Brasil, com ênfase no pitoresco público que compareceu aos concertos. A direção visionária de Tadeu Jungle adiantou muito do que seria feito anos depois no famoso "Heavy Metal Parking Lot", e na utilização de 'memes-humanos' como fizeram programas como Pânico e CQC décadas depois.”



***

Autor: Wladimyr Cruz é diretor, roteirista, filmmaker, jornalista, educador e produtor de conteúdo. Há vinte anos escreve sobre música e cultura pop em diversos veículos de comunicação, e atualmente prepara o lançamento de seu sexto filme longa-metragem documental, além de seu terceiro curta-metragem ficcional.







Posts Relacionados

Ver tudo

Comments


bottom of page