O que você vai aprender?
O objetivo deste curso é refletir sobre a hipótese de cooptação da figura do demônio cristão pela indústria cinematográfica das décadas de 1960 e 1970 como um dispositivo para perpetuar o projeto Moderno de secularização. Através da análise dos filmes "Bebê de Rosemary", "O exorcista" e "A profecia", serão discutidos, em 5 encontros, os processos que corroboram para essa hipótese de que, sim, o diabo é pop! Sua popularidade está no trânsito que essa figura percorre com sagacidade e fluidez, tanto para os religiosos (como figura nefasta do mal) quanto para os secularizados (como figura do inconsciente existencial).

Professor
Eduardo Bonine é graduado em Comunicação Social: Jornalismo pela PUC-Campinas e mestre em Ciência da Religião pela PUC SP. Pesquisador do candomblé paulistano. Integrante do grupo de pesquisa Veredas: Imaginário Religioso Brasileiro.
O que esperar do curso?
AULA 1
Duração: 1h28min
TEMA
O DIABO CAI DO CÉU E ATRAVESSA O MAR: projeto de colonização
AULA 2
Duração: 1h33min
TEMA
BEBÊ DE ROSEMARY: o filho como um projeto colonial
AULA 3
Duração: 1h25min
TEMA
O EXORCISTA: Expulsando os demônios da liberdade
AULA 4
Duração: 1h34min
TEMA
A PROFECIA: O horizonte de um novo mundo
AULA 5
Duração: 1h56min
TEMA
SACI, EXU E TEINIAGUÁ: A decolonialidade poderosa de Satã
INCLUI
Acesso ao conteúdo gravado pelo período de 1 mês
Certificado de conclusão referente a 8h/aula
R$ 29,90
curso gravado
Condições
A partir da data da compra, o conteúdo digital do curso fica disponível para o aluno durante o período de 1 mês. Após o final do prazo, a página de acesso será bloqueada e deverá ser feita uma nova aquisição para voltar a acessá-la.