top of page

Dica de filme do dia: 13ª Emenda

Atualizado: 15 de ago. de 2022



A 13ª Emenda (2016)

Título Original: 13th

Dirigido por Ava DuVernay

País: Estados Unidos


“A história não se faz com coisas que acontecem acidentalmente. Somos produtos do que nossos ancestrais escolheram, se formos brancos. Se formos negros, somos produtos do que nossos ancestrais não escolheram.”


Lançado em 2016 pela Netflix, o documentário revela como o sistema jurídico americano criou artifícios legais para que pudesse manter o trabalho forçado mesmo após a abolição da escravidão. A partir da criação da 13º Emenda à Constituição dos Estados Unidos, datada do dia 08 de Abril de 1864, o que deveria então significar o término dos horrores do regime escravista foi responsável por aprimorar um sistema estrutural racista, onde era possível justificar a mão de obra escrava através do cumprimento de penas legais.


O filme é uma exposição brutal das consequências dessa brecha para a população marginalizada, através da qual reflete acerca do crescimento do encarceramento em massa e dos interesses financeiros por detrás da manifestação cultural que estimulou o racismo e a segregação do negro na sociedade.


Disponível na Netflix.

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page