top of page

Três lançamentos de documentários sobre música para ver nas plataformas de streaming

Atualizado: 15 de ago. de 2022



Wladimyr Cruz, professor do Espaço Rasgo, fez uma seleção de três documentários sobre música para assistir nas plataformas de streaming.


WHAT DRIVES US (2021)

Diretor: Dave Grohl

IMDb: 7,5

ONDE VER: Amazon Prime


"O que nos move". A questão é abordada por dois pontos de vista, o filosófico e o prático, este segundo com foco nas vans onde as bandas fazem suas primeiras turnês.

Com produção e direção de Dave Grohl dos Foo Fighters, o filme ouve desde os moleques do Radkey, até estrelas consagradas como Ringo Starr e Lars Ulrich do Metallica, tentando explicar o símbolo que é uma banda pegar a estrada em uma van para fazer uma turnê.



OS QUATRO PARALAMAS (2020)

Diretor: Roberto Berliner

IMDb: 7,2

ONDE VER: Netflix


Recheado de imagens inéditas de arquivo, o filme conta a história da banda que completa 40 anos de carreira jogando holofotes sobre a amizade e cumplicidade de quatro pessoas: Bi, Barone, Herbert e José Fortes, empresário e amigo dos caras desde o início dos anos 1980.

Entrevistas no formato bate-papo coletivo, dão o tom leve e descontraído da narrativa. Como em sua carreira, os Paralamas colocam aqui a música e a amizade em primeiro lugar.



CHORÃO: MARGINAL ALADO (2021)

Diretor: Felipe Novaes

IMDb: 7,6

ONDE VER: NOW, Google Play, iTunes e Youtube


Controverso e polêmico, Chorão foi o último anti-herói do rock brasileiro. Sua jornada repleta de confusões, muita música e skate é retratada neste filme que usa e abusa de material da co-produtora MTV para ilustrar a carreira do ex-vocalista do Charlie Brown Jr.

Do material apresentado no longa, muito já foi visto por quem acompanha o grupo pela mídia, então o que há de mais legal são as imagens bootleg, principalmente uma onde o músico conversa com uma fã pela janela do ônibus a instruindo a não comprar seu disco, mas sim baixa-lo ilegalmente na internet. Emblemático.





Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page