Começa quarta-feira o 47º Festival Sesc Melhores Filmes

O Sesc São Paulo promove a 47º edição do Festival Sesc Melhores Filmes, começando quarta-feira, 14 de abril, até o dia 5 de maio. Na plataforma Sesc Digital será oferecido gratuitamente ao público de todo o país uma programação com os principais filmes nacionais e internacionais de 2020.


Alguns filmes em destaque são: o documentário Honeyland que concorreu ao Oscar de 2020 nas categorias Melhor Documentário e Melhor Filme Internacional. O drama francês Retrato De Uma Jovem Em Chamas, de Céline Sciamma, assim como Você Não Estava Aqui, de Ken Loach, o franco-belga O Jovem Ahmed, de Jean-Pierre Dardenne e Luc Dardenne. Já alguns destaques dos filmes nacionais são Três Verões, de Sandra Kogut, Sertânia, de Geraldo Sarno, Fim de Festa, de Hilton Lacerda, Pacarrete, de Allan Deberton, e o documentário Babenco - Alguém Tem Que Ouvir O Coração E Dizer: Parou, de Bárbara Paz.


Além dos filmes mais votados de 2020, o festival presenteia o público com sessões especiais de clássicos premiados em edições passadas, como o alemão A Vida dos Outros (2006), de Florian Henckel von Donnersmarck, o inglês Segredos e Mentiras (1996), de Mike Leigh, e o francês Meu Tio da América (1980), de Alain Resnais.


A atriz brasileira Marcélia Cartaxo será homenageada com a exibição dos filmes A História da Eternidade (2015), de Camilo Cavalcante, e A Hora da Estrela (1985), de Suzana Amaral, vencedor do Festival de Cinema de Berlim, com os prêmios da Confederação Internacional de Cinemas de Arte e o Urso de Prata de Melhor Atriz para Marcélia.


Na Faixa Especial Abril Indígena, são exibidos os filmes brasileiros Serras da Desordem (2006), de Andrea Tonacci, e Martírio, (2017), de Vincent Carelli, Tatiana Almeida e Ernesto de Carvalho - também premiados nos Melhores. O projeto Abril Indígena integra o Programa Diversidade Cultural do Sesc São Paulo, que aborda questões relativas aos povos originários, com objetivo de valorizar e difundir a diversidade cultural no Brasil.


Completa a programação do festival, uma série de atividades paralelas com pensadores e profissionais do cinema que se reúnem para debater temas importantes e atuais na sociedade e no audiovisual, nos encontros on-line: Cinema Negro em Várias Telas; Histórias Indígenas e o Brasil em Ruínas; Cinema Nordestino Contemporâneo: Uma Só Identidade?; e A Fotografia no Cinema: Sertânia e Pacarrete. O CineSesc ainda oferece um curso prático gratuito sobre Podcasts de Cinema. Confira a programação completa.



PROGRAMAÇÃO 47º FESTIVAL SESC MELHORES FILMES De 14 de abril a 5 de maio

Premiação e lives em youtube.com/cinesesc

Assista aos filmes em sescsp.org.br/cinemaemcasa

Mais informações em melhoresfilmes.sescsp.org.br